Primeiros dentes: como cuidar.

Os primeiros dentes aparecem na cavidade bucal por volta dos seis meses de idade. No entanto, as crianças podem ter antecipação ou atraso nesse processo, de acordo com o desenvolvimento de cada uma.


Antes do nascimento dos dentes não há a necessidade de limpeza constante da boca do bebê, pois no leite materno, encontram-se imunoglobulinas importantes para o desenvolvimento do sistema de defesa.


Após os 3 meses, a limpeza pode ser introduzida com o intuito de acostumar o bebê à manipulação da boquinha para quando os primeiros dentes aparecerem. Esse momento pode ser associado a alguma atividade rotineira do bebê, como o banho.


O nascimento dos dentes causa uma pequena inflamação local, que é normal. Algumas crianças sentem certo desconforto, que pode ser acompanhado de coceira na região, vermelhidão e febre baixa. O alívio destes sintomas pode ser realizado e a Odontopediatra pode sugerir a melhor forma da criança passar por essa fase.


Desde o aparecimento do primeiro dente, a higienização com escova e creme dental é essencial, pois a partir desse momento, os dentes são colonizados por bactérias que podem causar cáries. Além disso, o bebê normalmente consome alimentos complementares ao aleitamento materno. Sendo assim, além da higiene cuidadosa, a dieta saudável é prioridade!


Confira algumas dicas podem auxiliar nos cuidados do dia a dia:

  • Tomar água entre as refeições e reservar o consumo de leite e sucos logo após as refeições;

  • Optar por alimentos e lanches saudáveis: frutas, vegetais, carnes, queijos, ovos e peixes;

  • Evitar o consumo de bebidas industrializadas adoçadas, como refrigerantes, chás, sucos artificiais e achocolatados;

  • Limitar o consumo de salgadinhos, biscoitos, chocolates, balas, iogurtes adoçados, leite fermentado e demais alimentos contendo açúcar;

  • Escovar os dentes após as refeições com pasta de dentes contendo flúor.


Em alguns casos, as crianças pequenas choram no momento da escovação. A introdução do hábito da escovação deve ser feita de forma tranquila e carinhosa. Inclua o seu filho na escolha da escova e da pasta de dentes. Isso pode ajudá-lo a se interessar pela escovação. Crie histórias e torne o momento da escovação divertido e lúdico, envolvendo a participação da criança. Use a tecnologia a seu favor e mostre imagens/vídeos de personagens que ele gosta escovando os dentes.



É importante consultar um profissional da Odontopediatria, que está capacitado para auxiliar os responsáveis a definir de que maneira os cuidados com a saúde bucal devem ser realizados, de acordo com a idade e a colaboração de cada criança.


A visita da criança ao dentista inclui a ambientação da criança ao consultório odontológico, instruções sobre a escovação e o uso do fio dental para os responsáveis e para a criança, o exame da boca e dos dentes, oferencendo cuidado personalizado para cada criança, de acordo com as técnicas mais modernas.


As visitas ao Odontopediatra regularmente auxiliam os responsáveis e a criança na promoção de bons hábitos de saúde bucal que quando adquiridos na infância têm o potencial de continuar durante a vida toda! É sempre bom lembrar que os dentes decíduos ou “de leite” são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança e servem como guia para a dentição permanente.



6 views0 comments